Dicas de limpeza e conservação

A Hoffmann orienta sobre o uso e a lavagem de suas persianas e cortinas

Cadastrado em 12/11/2012 12:12
Atualizado em 24/12/2016 10:50

Notícia por Hoffmann Persianas

Dicas de limpeza e conservação

DICAS DA HOFFMANN CORTINAS E PERSIANAS

Manutenção e Limpeza

Mecanismo:

Com o passar do tempo e utilização, o mecanismo das persianas e/ou cortinas podem ficar um pouco mais rígidos ou pesados devido a ação de poeira e poluição, muitas vezes imperceptíveis aos olhos. Utilizar então no interior dos trilhos e também nas peças que compõem o mecanismo, silicone spray. Este produto lubrificará e fará os componentes deslizarem melhor.

Limpeza de Lâminas (verticais/horizontais):

Se as lâminas forem de tecido, utilizar aspirador com bocal de escova ou espanador de pó para limpeza. Se as lâminas forem de PVC, passar um pano levemente umedecido e se não resolver pode-se passar uma esponja umedecida com detergente neutro. Em persianas horizontais de alumínio utilizar espanador de pó ou uma flanela seca. Nunca utilize vaporizador em suas persianas ou cortinas, sob risco de danificá-la.

Limpeza de Telas (rolo/romana):

Para a limpeza de telas em tecido utilizar aspirador de pó ou aspirador com bocal de escova. Em telas filtrasol (tela de pvc) e blackouts (tela de pvc ou poliester), pode-se utilizar uma esponja umedecida com limpador multiuso. Não utilizar vaporizador, pois poderá entortar a tela devido a alta temperatura.

Ventos:

Nunca deixe sua persiana ou cortina exposta ao vento. Isto poderá danificar o mecanismo ou deformar as laminas e telas. Além disto, janelas abertas permitirão também entrada de fuligem e chuva, que danificarão seu produto.

Lavagem:

Quando não for mais possível fazer a limpeza somente com espanador, aspirador ou pano, está no momento de proceder a lavagem de sua persiana ou cortina. Para este serviço, contrate uma empresa especializada em higienização destes produtos.

Dicas de Utilização

Persianas Verticais:

Nunca movimente a persiana com as lâminas fechadas. Antes de acionar a corda de recolhimento sempre gire as lâminas com a corrente de comando, de maneira que elas fiquem abertas. Agindo desta maneira evita-se danos no mecanismo, como travamento dos carrinhos e sua persiana terá maior longevidade.

Persianas Horizontais:

Para subir ou descer a persiana é necessário que as lâminas estejam abertas. Então, antes de manusear a persiana horizontal, gire o bastão de acrílico até que as lâminas abram totalmente. Utilizando o cordão de acionamento movimente a peça para cima ou para baixo até a posição desejada. Se a persiana for horizontal 50mm, usar os cordões de giro para abrir as lâminas.

Cortina Rolô:

A movimentação de subir ou descer a cortina é feita com a corrente de comando, puxando esta para baixo em movimento suave. Existe um conector que delimita o curso da corrente na posição superior e um conector que delimita a posição inferior. Se quiser uma parada intermediária é só soltar a corrente. Nunca continuar puxando a corrente quanto o conector já tiver atingido seu ponto máximo, superior ou inferior, pois vai travar o mecanismo. Acionamentos bruscos também vão causar avarias.

Cortina Romana:

Na cortina romana também é utilizada a corrente de comando para movimentos. A diferença é que para este produto a corrente é sem-fim, não tendo o conector para delimitar o curso superior ou inferior. Ao subir toda a cortina o final de curso é ocasionado pela base que irá tocar no trilho superior. Ao descer a cortina até o limite inferior a base determina o final do curso com o tecido todo esticado. Se a corrente continuar a ser puxada no limite inferior a cortina começará subir novamente. Da mesma maneira que na rolo, não utilizar movimentos bruscos, pois irá danificar o mecanismo.

Motorização:

Quando manusear persianas ou cortinas motorizadas, utilizar apenas o controle remoto para fazer subir ou descer a peça. Nunca forçar com a mão para que a peça se movimente mais rápido. Se o motor parar de funcionar, verifique se a pilha do controle remoto já está sem carga. Se mesmo trocando a pilha o motor não funcionar, é possível que o relé térmico tenha sido ativado. O relé térmico é um dispositivo que protege o motor quando este é submetido a vários movimentos consecutivos de subir e descer. Para não queimar o motor este dispositivo trava impedindo o movimento. Neste caso tem que aguardar 30/45 minutos que é o tempo de resfriamento e o motor voltará funcionar normalmente.


Tags da postagem

Aproveitamento de Bens Materiais Uso da Tecnologia

Comentários

Para comentar, acesse com seu Passaporte Archipèlagus validado.

Acessar